Criançário
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual o inimigo do seu filho?

Qual o inimigo do seu filho?
Beatriz Cornelsen
jun. 12 - 2 min de leitura
000

Para vocês saberem um pouco mais do nosso brincar, vou descrever a sessão de hoje, porque lá apareceu um “Inimigo”. Vocês já saberão como.

Hoje escolhi dois materiais para brincar, bolas e bastões. Semana passada brincamos com bolas e o grupo construiu um jogo com regras. Então nesta semana a proposta foi: “Vamos ver do que de diferente podemos brincar, com o mesmo material”. São crianças de 8 e 9 anos.

A brincadeira começou a se desenrolar e de repente o grupo estava unido contra algo muito grande, com muito poder, assustador, um inimigo. Esse inimigo foi alvo de muita batalha, o grupo todo estava pronto para vencê-lo. E venceram.

Durante a batalha foi possível observar que algumas crianças do grupo tiveram mais iniciativa para ir dominar seu inimigo. Uma delas via seu inimigo à distância, sem a certeza de que iria vencê-lo. Outros, surpresos com a batalha, ficavam somente auxiliando os colegas que estavam na linha de frente.

No momento de relaxamento fizemos nossas reflexões e eu disse: Hoje apareceu aqui na brincadeira um INIMIGO. O que é um inimigo para vocês? Aqui estava representado por uma pessoa, mas será que pode ser outra coisa? Se vocês pensassem agora o que poderia ser seu inimigo, o que seria? E vamos pensar se de acordo com nossa brincadeira, você também conseguiria vencê-lo, como fizeram aqui?

Eles estavam realmente relaxados e o silêncio dominava nossa sala. A reflexão foi importante, pois eles chegaram a conclusões interessantes:

  • Meu inimigo é a prova de português;
  • Meu inimigo é que eu tenho dificuldade de enfrentar um desafio;
  • Eu não sei qual é meu inimigo;
  • Sabe profe, eu tenho uma amiga que não me deixa brincar com a outra amiga. E sem saber bem qual era seu inimigo, completou: mas eu já estou quase conseguindo dizer pra ela que eu gosto de brincar com as duas.

E assim, depois de mais um dia de muito brincar fomos para casa com a certeza de que nós estamos aprendendo a identificar e vencer nossos inimigos!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você