Criançário
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fim de férias, de volta a nossa rotina diária!

Fim de férias, de volta a nossa rotina diária!
Beatriz Cornelsen
jul. 29 - 3 min de leitura
000

 

O período de férias é sem dúvida muito importante para as crianças e suas famílias. É um período em que as famílias estão juntas, a rotina é mais flexível e a diversão deveria ser o foco principal. Nem sempre é.

O retorno das férias é muito esperado, tanto pelas crianças como pelos pais. “Estou com saudades da escola!”; “Que bom que as aulas vão começar”; É muito bom mesmo e um dos fatores responsáveis por esse benefício é a rotina. Ter algo para fazer, precisar estar pronto para determinado compromisso, rever os amigos, conhecer a nova professora, estabelecer novas relações é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças. E para que tudo isso funcione da melhor forma possível, nada mais fácil do que estabelecer uma rotina diária.

 

A rotina da família é importante para todos, seguem alguns pontos para que os pais possam refletir:

Organização

As crianças se estruturam melhor com boa organização. É mais fácil para elas entenderem o funcionamento da dinâmica da família se ela souber o que irá acontecer. Sabem o lugar das coisas, que horas será o banho, qual o horário de dormir, quando fazer a lição de casa, organizar o material escolar para o dia seguinte, entre muitas outras coisas.

Segurança

A rotina deixa a criança mais segura em relação aos acontecimentos do dia a dia. A falta dela pode trazer ansiedade, medo e insegurança.

Senso de responsabilidade e contribuição nos afazeres da casa

Com uma rotina bem estabelecida a criança desenvolverá o senso de responsabilidade com suas coisas e também com as coisas da família. dividir as tarefas de casa contribui muito com a autonomia da criança. Ela sente-se útil e pai e mãe tem mais tempo para estarem juntos com seus filhos. Dentro da rotina da casa, cada um deve ter a responsabilidade de contribuir com um ambiente saudável e alegre.

Aprendizagem

A rotina é tão importante que interfere em muito na aprendizagem da criança na escola. Podemos observar os reflexos disso nas crianças que têm dificuldade em seguir as orientações da professora na escola. Crianças que não conseguem guardar o material, esquecem agenda na escola, perdem seus pertences na sala e apresentam muita dificuldade em se concentrar nas atividades.

Assim como a falta de rotina prejudica a criança, o excesso também é válido. É importante saber flexibilizar a rotina para que não se torne algo muito impositivo e estressante para a família. Para ser flexível é possível também fazer um planejamento antecipado dos eventos que não estão na rotina para facilitar a compreensão das crianças.

 

Imagen: freepik

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você